Benefícios da natação

23 fev, 2016

natação

A natação é um dos esportes mais completos e populares e democráticos que existem. Ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades e gêneros, oferecendo diversos benefícios para a saúde.

Confira algumas das vantagens de praticar esse esporte e comece já!

Não tem impacto: É um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular.

Proporciona equilíbrio muscular: A natação é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos do corpo.

natação2

Melhora a capacidade aeróbica: Como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio, o que melhora a resistência e ainda é benéfico para pessoas com problemas como asma, por exemplo.

Melhora a circulação: Praticar esse esporte, moderadamente, de 30 minutos a uma hora, pelo menos, duas vezes por semana, melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.

Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas.

Ajuda na recuperação de lesões: Atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido à resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.

É para todas as idades: Por ser um esporte sem impacto, principalmente, crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares.

Requer maior gasto de energia: Na água, seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes.